Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29154
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A filosofia "Lixo Zero" nas Políticas Públicas Brasileiras
Author: Padilha, Edyane Tassia
First Advisor: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
First member of the Committee: Couto, Gustavi Ragassi de Assis
Second member of the Committee: Vasconcelos, Maria da Graça
Summary: A promulgação de Políticas Públicas relacionadas a resíduos sólidos, mudaram os rumos ao instituir instrumentos para uma da gestão do resíduo mais sustentável no Brasil. A discussão em torno da gestão de resíduos sólidos vem sendo colocada em destaque no cenário público nacional e internacional cada vez mais. Desde a década de 90, a filosofia conhecida como “Lixo Zero” tem mudado pensamentos e visões sobre o desperdício e gerenciamento de resíduos sólidos. O presente trabalho teve como objetivo a análise da inserção da Filosofia Lixo Zero nas principais Políticas Públicas brasileiras relacionadas a resíduos sólidos a nível nacional, estadual e municipal, dentre elas escolhidas a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Minas Gerais (PERS-MG) e o Plano de Gestão Integrada do município de Uberlândia-MG (PGIRS-Uberlândia). Após uma revisão bibliográfica e por meio do software IRAMUTEQ, foram elaborados termos chaves de acordo com os princípios que a filosofia adota e assim verificados se estes termos estão inseridos dentro das políticas. Dentre os termos chaves adotados, o que mais se presenciou na PNRS e PERS-MG foi a prevenção da geração de resíduos sólidos, um termo muito importante para a aplicação da filosofia. Já no PGIRS-Uberlândia, o termo mais encontrado foi a inserção da educação ambiental, em que para muitas soluções de metas do plano, a educação ambiental foi adotada. Os pontos negativos, que são os termos da filosofia que não foram encontrados nas políticas, foi sobre a reflexão e conscientização ambiental de gestores da iniciativa privada, o que influencia diretamente na sustentabilidade de design de produtos, outro termo chave estudado no presente trabalho.
Keywords: Filosofia lixo zero
Políticas públicas
Resíduos sólidos
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PADILHA, Edyane Tassia. A filosofia "Lixo Zero" nas Políticas Públicas Brasileiras. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29154
Date of defense: 24-Jan-2019
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FilosofiaLixoZero.pdfTrabalho de conclusão de curso - Edyane Tassia Padilha487.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.