Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26090
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Tornar-se herdeiro: um panorama sobre herança e transmissão psíquica geracional
Alternate title (s): Becoming an heir: a picture of inheritance and generational psychic transmission
Author: Alves, Bruna Caixeta
First Advisor: Menezes, Lucianne Sant'Anna de
First member of the Committee: Paravidini, João Luiz Leitão
Second member of the Committee: Silva, Juliane de Oliveira
Summary: Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma revisão teórica sobre o tema da transmissão e da herança psíquica entre as gerações, nas modalidades intergeracional e transgeracional; e, em consequência disso, o objetivo específico é buscar identificar conteúdos convergentes na literatura científica pesquisada, que possibilite a organização e análise dos dados em torno da questão da transmissão psíquica e do traumatismo no pensamento freudiano. Trata-se de uma pesquisa psicanalítica, em que o material selecionado para estudo foi submetido à análise de conteúdo, por meio de trabalho comparativo entre textos de Freud e colocados em interlocução com comentadores da obra freudiana que tratam da temática da transmissão psíquica e do traumatismo, obtidos a partir de uma revisão narrativa bibliográfica. Os resultados mostraram que o fenômeno ocorre por meio de processos psíquicos inconscientes e a apropriação da herança recebida pela transmissão dá entorno para pensar a maneira como o psiquismo se organiza, como cada sujeito coloca-se em sua própria história. É notável como a modalidade negativa da transmissão é privilegiada, estando intimamente ligada com a questão do traumatismo na metapsicologia freudiana. Já a modalidade intergeracional da transmissão aponta para a possibilidade de construir novos sentidos a partir do conteúdo recebido, compondo uma maneira singular de existência.
Abstract: This work has as general objective to carry out a theoretical revision on the subject of the transmission and the psychic inheritance between the generations, in the intergenerational and transgenerational modalities; and, as a consequence, the specific objective is to identify convergent contents in the researched scientific literature, which enables the organization and analysis of the data on the issue of psychic transmission and trauma in Freudian thought. It is a psychoanalytic research, in which the material selected for study was submitted to content analysis, through a comparative work between Freud's texts and placed in dialogue with commentators of the Freudian work that deal with the theme of psychic transmission and traumatism , obtained from a bibliographical narrative review. The results showed that the phenomenon occurs through unconscious psychic processes and the appropriation of the inheritance received by the transmission gives an environment to think about the way the psychism is organized, as each subject puts himself in his own history. It is remarkable how the negative mode of transmission is privileged, being intimacy linked with the issue of traumatism in Freudian metapsychology. The intergenerational mode of transmission points to the possibility of constructing new meanings from the content received, composing a unique way of existence.
Keywords: Psicanálise
Herança
Transmissão
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALVES, Bruna Caixeta. Tornar-se herdeiro: um panorama sobre herança e transmissão psíquica geracional. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26090
Date of defense: 4-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tornar-seHerdeiroPanorama.pdfTrabalho de Conclusão de Curso599.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons