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dc.creatorAlves, Giselle Bastos-
dc.date.accessioned2019-06-25T20:20:27Z-
dc.date.available2019-06-25T20:20:27Z-
dc.date.issued2007-07-19-
dc.identifier.citationALVES, Giselle Bastos. Enriquecimento comportamental de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em cativeiro. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25505-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnriquecimento alimentarpt_BR
dc.subjectEnriquecimento estimulatório/ sensorialpt_BR
dc.subjectChrysocyon brachyuruspt_BR
dc.subjectLobo-guarápt_BR
dc.subjectPacingpt_BR
dc.titleEnriquecimento comportamental de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em cativeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Celine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911760160895924pt_BR
dc.contributor.referee1Brites, Vera Lúcia de Campos-
dc.contributor.referee2Del Claro, Kleber-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0607560793539394pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO enriquecimento ambiental consiste em uma série de modificações no ambiente físico e social, melhorando a qualidade ambiental do cativeiro e de vida dos animais cativos, por contemplar suas necessidades etológicas. Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de Chrysocyon brachyurus (lobo-guará) no Zoológico do Parque do Sabiá e aplicar técnicas de enriquecimento avaliando as respostas dos indivíduos. A coleta de dados foi realizada entre março de 2006 e fevereiro de 2007, totalizando 70 horas, nos períodos manha e tarde. O método seguido foi de amostragem do animal focal e as técnicas de enriquecimento escolhidas foram alimentar e sensorial/estimulatório. Os indivíduos apresentaram comportamentos semelhantes, mas a fêmea em todas as fases teve maior riqueza comportamental. Os comportamentos inativos foram mais freqüentes para ambos os animais. Durante as fases de enriquecimento, a inatividade e o "pacing" foram reduzidos, embora o enriquecimento alimentar tenha sido mais eficaz, durante essa fase os animais apresentaram maior similaridade e homogeneidade comportamental. Houve interesse por todos os estímulos oferecidos, ocorrendo aprendizagem de comportamentos. Nas fases de pós-enriquecimento ocorreu aumento de inatividade e estresse, fortalecendo a hipótese de que o enriquecimento foi efetivo, embora em diferentes níveis entre os indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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