Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25040
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo dos componentes farmacológico e condicionado da sensibilização comportamental induzida por morfina em camundongos Swiss
Autor: Trombin, Thaís Fernanda
Primeiro orientador: Barbosa, Ana Angélica Almeida
Primeiro membro da banca: Canabrava, Hudson Armando
Segundo membro da banca: Cunha, Jomar Medeiros
Resumo: Há evidências de que exista dois componentes que modulam a sensibilização comportamental: o componente farmacológico e o condicionado, podendo atuar separadamente ou em conjunto. O componente farmacológico consiste na influência da droga em induzir e/ou modelar o fenômeno. Já o componente condicionado consiste na ação dos estímulos contextuais na sensibilização comportamental. Neste contexto, pesquisou-se a participação destes componentes no processo de sensibilização comportamental à morfina, a participação do fator dose, o desenvolvimento da sensibilização comportamental por dose única de morfina em camundongos. Através dos resultados obtidos, conclui-se que o efeito estimulante é importante para promover sensibilização comportamental perante à morfina; que a sensibilização comportamental perante à morfina está dose-dependentemente relacionada ao efeito estimulante e à sensibilização em alguns parâmetros e condições de regimes de tratamentos; que é o componente farmacológico da sensibilização que está dose-dependentemente relacionado ao efeito estimulante; que o componente condicionado não depende do efeito estimulante, nem de forma dose-dependente, não podendo arcar sozinho com o fenômeno de sensibilização comportamental, e que a sensibilização comportamental em camundongos por dose única foi verificada.
Palavras-chave: Sensibilização
Morfina
Condicionamento
Componente farmacológico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: TROMBIN, Thaís Fernanda. Estudo dos componentes farmacológico e condicionado da sensibilização comportamental induzida por morfina em camundongos Swiss. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25040
Data de defesa: 7-Jul-2005
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoComponentesFarmacológico.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.