Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24822
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ocorrência de Cathartidae (Aves: Cathartiformes - Seebohrn, 1890) na zona urbana de Uberlândia-MG: análise de fatores condicionantes
Author: Nazareth, Henrique
First Advisor: Marçal Júnior, Oswaldo
First member of the Committee: Pinese, José Fernando
Second member of the Committee: Franchin, Alexandre Gabriel
Summary: O objetivo desse assunto foi avaliar a ocorrência de catartídeos no perímetro urbano de Uberlândia (MG) e possíveis fatores ambientais condicionantes da sua distribuição. A pesquisa foi desenvolvida de março de 2004 a fevereiro de 2005. Foram analisados seis tipos de ambientes: Centrais de Entulhos, Distrito Industrial, Rodovias, Praças do centro da cidade, Rio Uberabinha e Aeroporto. Foram definidos transectos em cada ambiente, dentro dos quais foram distribuídos pontos de observação a cada 200 m. Sessões de observação com duração de 10 minutos foram realizadas em cada ponto. O esforço amostral foi de 80 horas. Foram realizados 1.979 registros de catartídeos, tendo sido observadas somente duas espécies: Coragyps atratus e Cathartes aura. Na maioria das observações, os indivíduos estavam empoleirados (n=1.230). O período seco apresentou 1.072 registros contra 907 no período chuvoso. As centrais de entulhos foram os ambientes que apresentaram maior número de registros (n=1.282; 64,8%) e o Aeroporto o menor (n=32; 1,6%). Catartídeos ocorreram em todos os ambientes pesquisados, especialmente junto das Centrais de entulho. Áreas abertas e dejetos depositados nas imediações das centrais de entulho parecem ser os principais fatores que condicionam uma maior ocorrência dos animais investigados.
Keywords: Coragyps atratus
Urubu
Cathartes aura
Ecologia urbana
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NAZARETH, Henrique. Ocorrência de Cathartidae (Aves: Cathartiformes - Seebohrn, 1890) na zona urbana de Uberlândia-MG: análise de fatores condicionantes. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24822
Date of defense: Jul-2005
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OcorrenciaCatharidaeAves.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.