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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise dos índices de aprovação/reprovação em disciplinas da área biológica do curso de Educação Física da UFU/MG
Autor: Borges, Diego Xavier
Primeiro orientador: Pafafox, Gabriel Humberto Muñoz
Primeiro membro da banca: Nunes, João Elias Dias
Segundo membro da banca: Melo, Geovana Ferreira de
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar as relações existentes entre a condição socioeconômica e cultural dos alunos do curso de graduação em Educação Física da FAEFI/UFU e seu desempenho acadêmico nos componentes curriculares Anatomia Humana, Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia Humana no período 2013/01 – 2015/01. Considerando a identificação de elevados níveis de reprovação a partir da manifestação de discentes descontentes não somente com as notas recebidas, mas com outros fatores tais como a exigência acadêmica dos conteúdos recebidos nas referidas disciplinas. Para tanto, foi realizado um estudo quantitivo entre 749 alunos matriculados pelo processo de ampla concorrência e 26 pelo processo de identificação de baixa condição socioeconômica instituído no ano de 2013. Dentre os resultados encontrados foram estatisticamente identificados elevados níveis de reprovação entre as disciplinas Anatomia Humana, Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia Humana, situação esta que se coloca, como um problema relevante a ser profundamente analisado tendo em vista a sua efetiva superação. No que diz respeito à análise do rendimento acadêmico considerando a baixa condição socioeconômica do estudante, motivo da formulação do problema central desta pesquisa, foi possível identificar que esta variável interferiu significativamente nos índices de reprovação das disciplinas Farmacologia e Bioquímica, enquanto que nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humanas não foram identificadas diferenças estatísticas, além de que o percentual de aprovação entre os alunos de baixa renda socioeconômica foi maior do que o apresentado pelos alunos ingressantes pelo processo de ampla concorrência (76,92% contra 67,8%, respectivamente).
Abstract: The objective of this work is to analyze the impact or relationship existing between the cultural and socioeconomic status of the students of the undergraduate course in Physical Education at the FAEFI/UFU and the levels of academic performance in disciplines of the biological area processed through the period 2013/01 - 2015/1, Where as the identification of high levels of reproach from the manifestation of learners disgruntled not only with the banknotes received, but with other factors such as the requirement of academic content received in these disciplines. For both a study was carried out quantitative-qualitative among 749 students enrolled by broad process of competition and 26 by the process of identification of low socioeconomic condition Established in the year 2013. Among the results found were statistically identified high levels of disapproval among the disciplines Human Anatomy, biochemistry, pharmacology and Human Physiology, this situation that arises as a relevant problem to be deeply analyzed with a view to its effective overrun. Significantly in the indices of failure of the disciplines pharmacology and biochemistry, while in the disciplines of Human Anatomy and Physiology, no differences were identified statistics, in addition to that the percentage of approval among low-income students socioeconomic status was greater than the one presented by students who entered by the process of widespread competition (76.92% against 67.8%, respectively). Finally, in the face of temporal and operational limitations found during the accomplishment of this work of course conclusion, it is suggested the continuity and deepening of this research, with a view to contribute with the presentation of new data scientifically substantiated to contribute with the minimization or even overcoming of high indices of failure found among the disciplines of the health area that are part of the curriculum of the Physical Education Course of the UFU.
Palavras-chave: Currículo
Ensino Superior
Formação Profissional
Formação Profissional
Educação Física
Ciências Biológicas
Rendimento Escolar
Curriculum
Higher education
Professional qualification
Physical education
Biological sciences
School performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: BORGES, Diego Xavier. Análise dos índices de aprovação/reprovação em disciplinas da área biológica do curso de Educação Física da UFU/MG. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24354
Data de defesa: 9-Dez-2015
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