Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Diego Dantas-
dc.date.accessioned2019-01-15T12:46:31Z-
dc.date.available2019-01-15T12:46:31Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Diego Dantas. Impactos da integração nos processos de compras: Um estudo de caso. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23834-
dc.description.abstractIn an environment of many competitiveness, companies are required offer not only quality, but also lower costs. Thus, companies are gain with a good profit margin through optimum performance in operations. In this context, supply chain integration has become an important factor in cost optimization and performance improvement. Thus, this research aims to point out the impacts of the integration of the procurement processes of a company, that is, the integration of the interfunctional areas in view of the procurement processes, which is an area that directly impacts the costs of organization, well as the supply chain integration greatly affects its performance. For this purpose, it was used as a methodology the qualitative research of exploratory character, with option for a case study in a company in the telecommunications sector. The results obtained regarding the purchasing processes mainly reflect on the resistance to how to operate the procurement activities. In addition, the quantitative results proved to be very positive, although it was withdrawn from the research at the request of the company studied, but it was possible to reduce costs, rework and obtain improvement in the operational processes. Regarding the qualitative aspect, it was possible to observe greater engagement of the employee involved through the internal measurement of the organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectPurchasept_BR
dc.subjectCadeia de Suprimentospt_BR
dc.subjectSupply Chainpt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectBSCpt_BR
dc.titleImpactos da integração nos processos de compras: Um estudo de caso.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Leonardo Caixeta de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283923655965544pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Vérica Freitas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7888409271047223pt_BR
dc.contributor.referee2Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596004885320580pt_BR
dc.creator.Latteshttps://www.linkedin.com/in/diego-dantas-8a6828ba/pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um ambiente de tanta competitividade, é exigido das empresas não somente qualidade, mas também menores custos. Assim, restam às empresas obterem uma boa margem de lucro por meio de um ótimo desempenho na área de operações. Nesse contexto, a integração da cadeia de suprimentos tem se tornado um importante fator de otimização de custos e melhoria de desempenho. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo apontar os impactos da integração dos processos de compras de uma empresa, isso é, da integração das áreas interfuncionais tendo em vista os processos de compras, que é uma área que impacta diretamente nos custos da organização, bem como que a integração da cadeia de suprimentos afeta bastante seu desempenho. Para tanto, foi utilizada, como metodologia, a pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, com opção por um estudo de caso em uma empresa no ramo de telecomunicações. Os resultados obtidos quanto aos processos de compras refletem, principalmente, na resistência quanto à forma de operar as atividades de aquisições. Além disso, os resultados quantitativos se mostraram bem positivos, apesar de ter sido retirado da pesquisa a pedido da empresa estudada, mas foi possível reduzir custos, retrabalho e obter melhoria nos processos operacionais. Quanto ao aspecto qualitativo, foi possível observar maior engajamento dos empregados envolvidos por meio da medição interna da organização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactosIntegraçãoProcessos.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.