Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Autorretrato como construção da identidade: uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental
Alternate title (s): Self-portrait as identity building: an educational action in the visual arts for elementary education
Author: AMARAL, Viviani Patrícia Pimenta
First Advisor: Agreli, João Henrique Lodi
First member of the Committee: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
Second member of the Committee: Melo, Roberta Maíra
Third member of the Committee: Araújo, Waldilena Silva Campos
Summary: Este estudo discorre sobre a temática identidade abordando suas interfaces na formação do aluno mediante uma proposta pedagógica para o ensino de arte realizada em 2016, na Escola Municipal Professora Benedita Pimentel Ulhôa, localizada na região norte de Uberlândia, MG. A pesquisa visou ampliar o autoconhecimento do estudante e do professor, evidenciando o conceito de identidade no ambiente escolar. Com o intuito de encaminhar o discente na busca de sua identidade, seu autoconhecimento e sua construção pessoal, o autorretrato foi pensado, estruturado e proposto em sala de aula. A imagem do aluno seria o ponto de partida da expressão de memórias afetivas, sonhos, sentimentos e sensações. Tais conteúdos tinham de se refletir na produção artística discente, pois esta revela a imagem pessoal e liga o indivíduo ao mundo atual sendo permeada pela individualidade e coletividade, emoção e cognição. A pesquisa se valeu da fenomenologia como metodologia que permite compreender vivências e experiências do cotidiano para chegar a um novo olhar sobre a realidade e em diálogo com a pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Os alunos viveram, perceberam e sentiram suas vivências. Tornaram-se elemento fundamental da pesquisa.
Abstract: This study focuses on identity in interface with student training through a pedagogical proposal for art teaching developed in 2016 in public urban school of Uberlândia city (MG). The research aimed to broaden student and teacher self-knowledge by highlighting identity concept in schooling environment. To stimulate student’s search for his/her identity, self-knowledge and personal construction, the drawing of portraits in classroom was thought, structured and proposed. The student self-image would be the starting point of the expression of memories, dreams, feelings and sensations. Such content had to permeate student’s artistic productions, as they reveal the personal image and link the individual with the present world pervaded by individuality and collectivity, emotion and cognition. The research relied on phenomenology as the methodology that allows understanding everyday life experiences to see reality in a dialogue with research-action in a qualitative approach. Students lived, realized and felt their experiences. They become a fundamental element of the research.
Keywords: Identidade
Identity
Autorretratos
Self-portraits
Educação
Education
Formação
Student training
Prática de Ensino
Teaching practice
Arte e Educação
Art and Education
Arte (Ensino fundamental)
Art (Elementary)
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: AMARAL, Viviani Patrícia Pimenta. Autorretrato como construção da identidade : uma ação educativa em artes visuais para o ensino fundamental. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1422
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22527
Date of defense: 6-Aug-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutorretratoConstruçãoIdentidadeDissertação11.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.