Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22526
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Espaços brincantes: um olhar reflexivo para os espaços utilizados para brincadeiras na contemporaneidade
Alternate title (s): Playgrounds: a reflexive look into the places used for games in contemporaneity
Author: Ferreira, Sônia Maria
First Advisor: Melo, Roberta Maira
First member of the Committee: Silva, Elsieni Coelho da
Second member of the Committee: Silva, Hélio Aparecido de Lima
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo identificar e refletir sobre os espaços contemporâneos para brincadeiras. O público-alvo foram os alunos do 5° C / 2016, da Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Marquez, da cidade de Uberlândia (MG). Diante do material levantado, foi percebida a redução dos espaços para brincadeiras ocorridas nas últimas décadas devido às mudanças sociais, entre as quais podemos citar o aumento populacional e o fluxo de veículos, cada vez mais intenso, nas cidades. Além disso, como proposta prática foi feita uma intervenção no pátio da escola por meio de pinturas de brincadeiras no chão e no muro, ampliando as possibilidades de utilização do mesmo. O tema escolhido foi devido à percepção dessas mudanças no dia a dia dos alunos, como também por propiciar uma aproximação da arte com a vida, pois a temática chama a atenção dos discentes naturalmente, por fazer parte de sua vivência cotidiana. Trata-se de uma reflexão sobre a importância da brincadeira e do lúdico, não só na infância e no processo ensino-aprendizagem em Arte, mas em todos os momentos da vida do ser humano, começando pela necessidade de pensarmos melhor sobre os espaços disponibilizados para esse fim no meio educacional.
Abstract: The purpose of this research was to identify and to reflect on the contemporary spaces for games. The target audience was the students of 5th Grade / 2016, of the Municipal School Professor Sérgio de Oliveira Marquez, of the city of Uberlândia, state of Minas Gerais, Brazi. Faced with the material raised, it was noticed the reduction of space for games that occurred in the last decades due to the social changes, among which we can mention the population increase and the flow of vehicles, more and more intense, in the cities. In addition, as a practical proposal was made an intervention in the schoolyard by means of paintings on the floor and the wall, increasing the possibilities of using this space. The theme chosen was due to the perception of these changes in the students' daily lives, as well as to enable an approach between art and life, since the subject draws the attention of the students naturally, because it is part of their everyday life. It is a reflection on the importance of playing, not only in childhood and in the teaching-learning process in Art, but in all moments of human life, beginning with the need to think better about the spaces available for education.
Keywords: Ensino de arte
Art teaching
Espaços brincantes
Playgrounds
Brincadeiras
Games
Aprendizagem
Learning
Arte
Prática de ensino
Brincadeiras
Espaço (Arte)
Aprendizagem
Arte e educação
Ensino reflexivo.
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: FERREIRA, Sônia Maria. Espaços brincantes: um olhar reflexivo para os espaços utilizados para brincadeiras na contemporaneidade. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1425
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22526
Date of defense: 9-Aug-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EspaçosBrincantesOlhar.pdf5.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.