Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21967
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Como um podcast é descoberto e escolhido? investigando os consumidores dessa nova mídia.
Alternate title (s): How is a podcast discovered and chosen? investigating the consumers of this new media.
Author: Felice, Giuliano Bruno Borges
First Advisor: Santana, Élcio Eduardo de Paula
First member of the Committee: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Second member of the Committee: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Summary: O presente estudo de caso, investiga a forma principal que se utiliza para descobrir um podcast, e como o processo de descoberta se diferencia em função dos ouvintes serem de distintos sexos, faixas etárias, e por possuírem diferentes montantes de renda e graus educacionais. Além disso, o trabalho possui um objetivo secundário, que é verificar como se escolhe podcasts descobertos. O estudo foi executado a fim de enriquecer as teorias que abordam o tema por meio de exemplos reais de consumidores, para descobrir se o podcast é um produto difundido. Através de um questionário aplicado aos consumidores, foram investigados os meios de descoberta e escolha dos podcasts por meio de amostragem não probabilística e por conveniência. Por fim, foi realizada a análise das informações para verificar se a visão do consumidor ultrapassa as evidências da amplitude das formas de descoberta do produto, onde foi observada alta influência das recomendações de outras pessoas. Desta forma, pretende-se desenvolver o conhecimento sobre os consumidores de podcasts para detectar possíveis lacunas nas formas com que o consumo de podcasts é realizado, tanto da maneira com que é descoberto, quanto da forma que seus usuários o escolhem.
Abstract: The present case study investigates the main aspects that lead the consumer to a podcast and the means by which they are found by different listeners profiles as sex, age range, income amount and educational level. Furthermore, the second purpose is identify the methods podcasts are found. The aim of the study was enhance related theories using real consumer patterns in order to determine whether a podcast is a widespread product. Through an applied questionnaire and utilizing a non-probabilistic sample by convenience, were investigated the methods consumers use to discover and choose a podcast. To conclude, an analysis of the information was performed to verify if a product exceeds the amplitude dimensions of its distribution forms by a consumer perspective, where was observed high recommendation influence. In this way, we intend to develop the knowledge about podcasts consumers to detect potential gaps in the methods they are both discovered and disseminated.
Keywords: comportamento do consumidor
busca do produto
escolha de produto
podcasts
consumer behavior
product search
product choice
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FELICE, Giuliano Bruno Borges. Como um podcast é descoberto e escolhido? Investigando os consumidores dessa nova mídia. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21967
Date of defense: 9-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComoPodcastDescoberto.pdfTCC1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.