Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20002
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Urbanização e sindicalismo em Uberlândia - 1979 a 1980
Author: Girôldo, Eliêne
First Advisor: Almeida, Antônio de
Summary: O presente trabalho visa a entender como os sindicatos em Uberlândia trabalhavam os problemas vivenciados pela classe operária local em suas lutas contra a opressão capitalista a partir de 1979, compreendendo também o papel da urbanização neste processo. A opção em se privilegiar esse período está associada às próprias condições em que se encontrava o sindicalismo uberlandense anteriormente, o qual não tinha nenhuma proposta de trabalho que visasse a atender aos interesses da classe operária. Logo, pretendeu-se associar as práticas organizativas desenvolvidas no interior dos sindicatos ao processo de urbanização em Uberlândia. Para tanto a associação de classe escolhida como estudo de caso foi o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Uberlândia. A pesquisa utilizou entrevistas orais como fontes na tentativa de entender questões referentes à urbanização.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Urbanização
Participação popular
Sindicalismo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GIRÔLDO, Eliêne. Urbanização e sindicalismo em Uberlândia - 1979 a 1980. 1988. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1988.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20002
Date of defense: 1988
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UrbanizacaoSindicalismoUberlandia.pdfTCC3.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.