Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Tiago Henrique Pimentel-
dc.date.accessioned2017-06-21T14:59:01Z-
dc.date.available2017-06-21T14:59:01Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.citationPereira, Tiago Henrique Pimentel. Do palco ao cartaz: a memória e a cena dos espetáculos teatrais de Uberlândia de 1994 a 2014. 2017. 245 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.168pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18959-
dc.description.abstractThis research presents the theater poster in order to unravel its participation as an artistic element in the spectacle context and its conservation capacity of theatrical memory through images. For this, makes a historical review of the poster as a communication tool, crisscrossing it way to its use in publicity for theatrical performances. Proceeds an analysis of the posters of the most active and old groups of Uberlândia: Grupontapé, Trupe Truões and Confraria Tambor, produced between 1994-2014, weaving interrelations between images, the plot, the scenic proposal and visuality of the shows. Unveils the poster 's relationship with the theater groups, its production structure and aesthetic preferences. It also shows the personal trajectory of this researcher and his participation as an actor - designer in the local theater context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectDesign (Arte)pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCartazpt_BR
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectPosterpt_BR
dc.subjectSpectaclept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleDo palco ao cartaz: a memória e a cena dos espetáculos teatrais de Uberlândia de 1994 a 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7pt_BR
dc.contributor.referee1Torres Neto, Walter Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708822U2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4319219U7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o cartaz de teatro com o intuito de desvendar sua participação como elemento artístico no contexto do espetáculo e sua capacidade de conservação da memória teatral por meio de imagens. Para isso, faz um resgate histórico do cartaz como ferramenta de comunicação, entrecruzando seu caminho à sua utilização na divulgação de espetáculos teatrais. Realiza uma análise dos cartazes dos grupos mais atuantes e longevos de Uberlândia: Grupontapé, Trupe de Truões e Confraria Tambor, produzidos entre 1994 a 2014, tecendo inter-relações entre as imagens, o enredo, a proposta cênica e a visualidade dos espetáculos. Descortina a relação do cartaz com os grupos de teatro, sua estrutura produtiva e preferências estéticas. Apresenta também a trajetória pessoal deste pesquisador e suas investidas como ator-designer no contexto teatral local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration245pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.168pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PalcoCartazMemoria.pdfDissertação61.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.