Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18539
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Uberlândia - terra fértil para novas semeaduras: a experiência da democracia participativa (1983-1988)
metadata.dc.creator: Dantas, Sandra Mara
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee1: Alvarenga, Nizia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Simonini, Gizelda Costa da Silva
metadata.dc.description.resumo: A proposta do trabalho é contribuir para o debate sobre a dinâmica dos movimentos sociais no Brasil, a partir dos anos 80 resgatando, através do surgimento das associações de moradores de bairro em Uberlândia, as vivências, práticas e relações estabelecidas. Na história recente da cidade o movimento social de maior expressividade foi o das associações de moradores de bairro na década de 80. Essas associações se constituíram enquanto grande foco de mobilização popular de caráter reivindicativo por melhorias no local de moradia, aqui entendido como o conjunto do bairro. Observando a constituição das associações de moradores, preferencialmente nos bairros periféricos, percebe-se a necessidade de retomar o processo de urbanização da cidade para compreender a formação destes, sua realidade, e o processo de organização para obtenção de melhoramentos. No universo dos bairros periféricos, foram escolhidos dois: Luizote de Freitas e Alvorada. A análise das associações de moradores, inserindo-as no conceito de movimentos sociais populares urbanos, tentou considerar sua formação, desenvolvimento, forma de atuação, funcionamento interno, significação para o conjunto da comunidade e alcance de mudança no viver do militante e da comunidade do bairro. O corte cronológico escolhido (1983-1988) diz respeito ao período de apogeu das associações e cumprimento de uma gestão administrativa intitulada "Democracia Participativa" vinculada ao PMDB que contando com uma conjuntura nacional favorável propôs ser uma administração aberta. Para a realização do trabalho a forma metodológica trilhada consistiu em leituras teóricas acerca da temática movimentos sociais, consulta a diversos periódicos (informativos da administração, revistas, jornais), documentos das associações de moradores e relatos orais com militantes do movimento de bairro.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Democracia participativa
Movimentos sociais
Uberlândia
1983-1988
Associação de moradores de bairro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: DANTAS, Sandra Mara. Uberlândia - terra fértil para novas semeaduras: a experiência da democracia participativa (1983-1988). 1996. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18539
Issue Date: 1996
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UberlandiaTerraFertil.pdfTCC4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.