Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18537
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: "O caso dos irmãos Naves": o poder coercitivo da farda
metadata.dc.creator: Sousa, Marcos Paulo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee1: Seixas, Jacy Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Bessa, Karla Adriana Martins
metadata.dc.description.resumo: "O Caso dos Irmãos Naves", cujo início se deu com o desaparecimento de Benedito Pereira Caetano em novembro de 1937, é exemplo de poder exercido pela polícia de Getúlio Vargas sobre a população brasileira. A pesquisa objetiva mostrar como, sob o poder coercitivo de um aparato policial representado simbolicamente pela "farda", a população araguarina, que conhecia a boa índole da família Naves, passou a acusar os irmãos Naves de ter cometido o latrocínio de Benedito Pereira Caetano. A partir da coerção, o aparato policial de Getúlio Vargas, comandado em Araguari pelo Tenente Francisco Vieira dos Santos, conseguiu manipular a opinião pública fazendo com que esta passasse a desconfiar de toda a família Naves e a elogiar as atitudes da autoridade policial. A fundamentação teórica da pesquisa está alicerçada principalmente nas obras de alguns estudiosos do Estado Novo e da temática da violência. As fontes utilizadas foram encontradas majoritariamente nos arquivos públicos municipais de Araguari e de Uberlândia: jornais, autos do processo crime, o filme de Luís Sérgio Person - “O Caso dos Irmãos Naves” - e o acervo fotográfico retratando o drama da família Naves.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Irmãos Naves
Estado Novo
Triângulo Mineiro
Década de 30 a 60
Processos crime
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SOUSA, Marcos Paulo de. "O caso dos irmãos Naves": o poder coercitivo da farda. 1996. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18537
Issue Date: 1996
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CasoIrmaosNaves.pdfTCC6.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.