Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18528
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: "A moratória": a obra de arte no centro do debate historiográfico
metadata.dc.creator: Arantes, Luiz Humberto Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Kátia de Souza
metadata.dc.description.resumo: O trabalho é resultado de uma proposta de pesquisa que objetiva pensar questões em torno de História e Teatro, caminho este que, quando apontado na análise documental, não deixou de lado a capacidade de reconhecer a especificidade que detêm essas duas áreas do conhecimento, procurando traçar um exercício interdisciplinar. Assim, procurou-se inicialmente perceber a peça de teatro e a "historiografia especializada" como objetos socialmente produzidos, o que implica resgatar suas condições de sujeito historicamente determinado, e enquanto tal, cabe explicitar to¬das as suas contradições e comprometimentos no momento exato de sua produção "dando-lhes uma razão de ser". Entendendo-os como um produto social em constante relação com outros elementos com seu tempo de edificação. O texto teatral, mais especificamente, foi entendido como documento elaborado. Parte-se do princípio que é uma repre¬sentação, traz no seu bojo as marcas de interesses de uma dada luta política de seu tempo. Neste sentido, a peça teatral "A mo¬ratória" é também um discurso forjado; e como tal possui características: quem fala, quando fala e para quem fala? A monografia tenta responder a tais questões partindo da análise do¬cumental e de parte do diálogo dos personagens, para desnudar os objetivos do dramaturgo com o texto teatral "A moratória". Além disso, após evi¬denciar no enredo da peça um diálogo com os acontecimentos em torno de 1930, procurou-se elaborar um balanço historiográfico sobre algumas das obras que se tradicionalizaram na discussão do tema "Revolução de 1930".
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: A moratória
Debate historiográfico
Brasil
Década de 30
Revolução de 1930
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ARANTES, Luiz Humberto Martins. "A moratória": a obra de arte no centro do debate historiográfico. 1994. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1994.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18528
Issue Date: 1994
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MoratóriaObraArte.pdfTCC25.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.