Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18525
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Aspectos condicionantes da ideologia racista em Uberlândia
metadata.dc.creator: Silva, Maria Isabel Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Balbino, Carmem Lúcia Figueira
metadata.dc.description.resumo: “O racismo é mais por parte do negro do que do branco.” A frase acima faz parte de uma entrevista realizada no dia dezenove de maio de 1990. Pode parecer uma frase banal ou corriqueira, mas chamou tanto a atenção do pesquisador que ele inicia o trabalho parafraseando-a. Para analisar esta frase se faz necessário que ele parta para o processo de formação ideológica que a forjou. Assim, por que uma mulher negra, de formação universitária, diria tal frase? O que rege o imaginário das pessoas? Seria o racismo um fator em si mesmo? É comum na sociedade brasileira a crença de que o negro se auto discrimina. Negros e brancos comungam da opinião de que o negro tem vergonha de si mesmo e se com ele ocorre uma ascensão social, este não tenta ajudar a outros negros; ao contrário, junta-se ao branco tentando esquecer a sua cor, pois a considera como fator negativo. Se isto acontece, o que o acarreta? Esta é a questão norteadora da monografia, que partindo do pressuposto de que as relações sociais individuais servem de suporte ideológico às opiniões, ações e reações, cria e enraíza o racismo, o qual pretende-se analisar neste trabalho observando seu engendramento social, sua veiculação e a inserção nos vários níveis da vida cotidiana de negros e não negros.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Ideologia
Racismo
Uberlândia
Atualidade
Relações Sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Maria Isabel Pereira. Aspectos condicionantes da ideologia racista em Uberlândia. 1990. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1990.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18525
Issue Date: 1990
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosCondicionantesIdeologia.pdfTCC13.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.