Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18524
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A sobrevivência da memória popular
metadata.dc.creator: Franco, Aléxia Pádua
metadata.dc.contributor.advisor1: Caetano, Coraly Gará
metadata.dc.description.resumo: A monografia busca responder as seguintes questões: qual a importância do passado para o presente? Como os diferentes segmentos sociais não envolvidos diretamente com as discussões historiográficas, com o "mundo dos historiadores", entendem e vivem este problema? Qual o valor social da História? Como ela se faz presente nas lutas sociais pela manutenção ou modificação da sociedade? Essas questões são pertinentes, pois em meados da década de 80 o Brasil passou por uma fase de crescimento de interesse pela História e pela Memória, surgindo novos centros de documentação e arquivos e a abertura para o público de alguns já existentes. Por ele ser considerado "um país sem memória", o fato de algumas estratégias de preservação da memória começarem a se desenvolver, podem significar formas de dominação social. A ausência ou a deficiência de iniciativas que recuperem sistematicamente o patrimônio histórico, artístico e cultural dos diferentes segmentos sociais no Brasil pode significar uma forma de controle, pois atrofia o fornecimento adequado das matérias-primas necessárias. Por outro lado, a constituição de arquivos, museus, o tombamento de bens arquitetônicos também podem ajudar no exercício do poder, na manutenção da ordem social vigente. O pesquisador busca entender como a memória é utilizada, a partir do entendimento de que ela é o resultado de um trabalho de seleção e divulgação dos registros históricos que mais atendem aos interesses e necessidades do grupo social que os estão preservando.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Memória popular
História
Uberlândia
Década de 80
Preservação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FRANCO, Aléxia Pádua. A sobrevivência da memória popular. 1990. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1990.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18524
Issue Date: 1990
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SobrevivênciaMemóriaPopular.pdfTCC17.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.