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dc.creatorCosta, Raquel Almeida-
dc.date.accessioned2016-10-05T19:01:42Z-
dc.date.available2016-10-05T19:01:42Z-
dc.date.issued2016-06-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Raquel Almeida. A prática pedagógica de professoras de uma aluna com deficiência intelectual: desafios e possibilidades no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.361pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17851-
dc.description.abstractConsidering the current principles and objectives of inclusive education, the historical construction of education of people with intellectual disabilities marked by segregation and the teacher's protagonism in the education of these people and in compliance with the principles of inclusion, this research aimed to accomplish a case study to investigate and understand the pedagogical practices of teachers working with a student with intellectual disabilities, in a elementary school of a municipal school in Uberlândia. To achieve this objective, we analyze the teaching practice of four teachers of a student with intellectual disabilities, two teachers from the Support and Educational Service Specialist and two teachers from the Regular Education. We emphasize from the literature the important events in the history of special education and education of people with intellectual disabilities, studies about formation and teacher development and the socio-historical proposals of Vygotsky, theoretical produced that were adopted in the data analysis. We delineate as methodological procedures the qualitative approach, through a case study that examines the pedagogical practices of teachers of a student with intellectual disabilities. For the construction of the data were used as methodological procedures interviews and observations, and to complement the data, document analysis. The data indicated the reflexes of the historical construction of special education and education of people with intellectual disabilities in the pedagogical practice of the teachers, in the characterization of their work routines and their conceptions and perceptions. In addition, it pointed out the limitations of the initial formation for educational work with students with intellectual disabilities and difficulties in realization of continuing education. Finally, the data showed discrepancies between the proposals of socio-historical theory of Vygotsky in certain academic environments, such as the classroom, but congruence in other environments, such as physical education classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação especial e inclusivapt_BR
dc.subjectFormação e desenvolvimento docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleA prática pedagógica de professoras de uma aluna com deficiência intelectual: desafios e possibilidades no cotidiano de uma escola de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700722T0pt_BR
dc.contributor.referee1Tartuci, Dulcéria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707934J8pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499344D1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoConsiderando os atuais princípios e objetivos da educação inclusiva, a construção histórica da educação das pessoas com deficiência intelectual marcada pela segregação e o protagonismo do professor na educação destas pessoas e no cumprimento dos princípios da inclusão, esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de caso para investigar e compreender as práticas pedagógicas das professoras que trabalham com uma aluna com deficiência intelectual, do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia. Para o cumprimento desse objetivo, analisamos a prática pedagógica de quatro professoras de uma aluna com deficiência intelectual, sendo duas professoras de apoio e de Atendimento Educacional Especializado e duas professoras de ensino regular. Destacamos da literatura marcos importantes na história da educação especial e da educação das pessoas com deficiência intelectual, estudos sobre a formação e o desenvolvimento docente e as propostas sócio-históricas de Vigotski, referenciais adotados na análise dos dados. Delineamos como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso que analisa a prática pedagógica das professoras de uma aluna com deficiência intelectual. Para a construção dos dados, foram utilizados como procedimentos metodológicos entrevistas e observações, e para complementação dos dados, análise documental. Os dados construídos indicaram-nos os reflexos da construção histórica da educação especial e da educação das pessoas com deficiência intelectual na prática pedagógica das professoras, na caracterização de suas rotinas de trabalho e em suas concepções e percepções; também apontaram as limitações da formação inicial para o trabalho educativo com o aluno com deficiência intelectual e as dificuldades de efetivação de uma formação continuada. Por fim, os dados evidenciaram discrepâncias entre as propostas da teoria sócio-histórica de Vigotski em determinados ambientes acadêmicos, como a sala de aula, e congruências em outros ambientes, como as aulas de Educação Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration204pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.361pt_BR
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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