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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião : uma proposta de sequência didática para o 9º ano
metadata.dc.creator: Schwarzbold, Caroline
metadata.dc.contributor.advisor1: Ottoni, Maria Aparecida Resende
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Walleska Bernardino da
metadata.dc.contributor.referee2: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento da competência argumentativa escrita de alunos de uma turma do ensino fundamental, por meio da aplicação de uma sequência didática centrada no ensino do gênero artigo de opinião e dos operadores argumentativos. Por isso, levamos em consideração a trajetória histórica da disciplina Língua Portuguesa (BARROS, 2008; FÁVERO, 2009), bem como as mudanças e as novas perspectivas de ensino e letramento (KLEIMAN, 1995; 2005; MARCUSCHI, 2004; GERALDI, 2004; SOARES, 2009), além das orientações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Além disso, apoiamo-nos em estudos sobre os operadores argumentativos (DUCROT, 1989; KOCH, 2007) no gênero discursivo (BAKHTIN, 2003) artigo de opinião (BRÄCKLING, 2001) como meio de colaborar com a argumentação (ROSSI-LOPES, 2012). A partir do aporte teórico apontado, uma sugestão de aulas disponível no Portal do Professor voltada para os anos finais do ensino fundamental foi selecionada e aplicada no final de 2014. A análise dessa aplicação nos mostra que, apesar de trazer à tona um assunto importante como a questão da ética e da corrupção, as atividades desenvolvidas não dão o suporte necessário para que os estudantes atinjam os objetivos propostos inicialmente de identificar características do gênero artigo de opinião; verificar a função dos operadores argumentativos na construção do gênero artigo de opinião e produzir um artigo de opinião. A partir do que foi identificado, elaboramos uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWULY, 2011 [2004]) para o ensino do gênero artigo de opinião e dos operadores argumentativos para uma turma de 28 alunos de 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia. Durante a análise das produções iniciais dos estudantes, constatamos que estes demonstraram dificuldades em relação às especificidades do gênero artigo de opinião e usaram os operadores de modo restrito. Por isso, a sequência didática elaborada contemplou três módulos de ensino: o primeiro objetivou o ensino do gênero artigo de opinião e de suas especificidades; o segundo, a ampliação do uso dos operadores argumentativos; e o terceiro, visou a dar subsídios aos estudantes em relação a ter o que dizer, ou seja, buscou ampliar seus conhecimentos a respeito do gênero discursivo artigo de opinião e dos operadores argumentativos para, assim, produzirem uma argumentação consistente. A análise final mostrou um pequeno avanço dos alunos na reescrita da sua produção inicial. Percebeu-se que os alunos seguiram utilizando principalmente os operadores com os quais estão habituados, mas avançaram na aprendizagem da escrita do gênero artigo de opinião.
Abstract: This research aims to develop the students writing argumentative competence from an elementary school through the application of a didactic sequence focused on teaching the opinion article genre and argumentative operators. Therefore, we consider the historical trajectory of the Portuguese subject (BARROS, 2008; FÁVERO, 2009), as well as changes and new opportunities for education and literacy (KLEIMAN, 1995; 2005; MARCUSCHI, 2004; GERALDI, 2004; SOARES, 2009) in addition to the guidance brought by the National Curriculum Standards (1998). In addition, we based upon argumentative operators studies (DUCROT, 1989; KOCH, 2007) in the discursive genre (BAKHTIN, 2003) opinion piece (BRÄCKLING, 2001) as a means of collaborating with the argumentation (ROSSI-LOPES, 2012). From the pointed theoretical framework, a hint of classes available in the Teacher Portal geared towards the final years of elementary school was selected and applied at the end of 2014. The analysis of this application shows that in spite of bringing out an important issue as the question of ethics and corruption, the activities do not give the necessary support for students to achieve the initially proposed objectives to identify characteristics of the opinion article genre; to check the function of argumentative operators in the construction of the opinion article genre and produce an opinion. From what has been identified, we developed a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWULY, 2011 [2004]) to the opinion article genre teaching and argumentative operators for a class of 28 students of a 9th grade of elementary school of a school city of Uberlandia. During the analysis of the initial productions of the students, we found that students demonstrated difficulties regarding the specifics of the opinion article genre and used them in a restrictive way. Regarding the operators, it was realized that they had no difficulty in using them, but used few and in a restricted mode. Therefore, the elaborate didactic sequence included three teaching modules: the first aimed to education of opinion article gender and their specificities; the second, the expanded use of argumentative operators; and the third aimed to give grants to students about having what to say, or sought to expand their knowledge about the discourse opinion gender and argumentative operators to thereby produce a consistent argument. The final analysis showed a small advance of the students in the rewriting of their initial production. It was noticed that the students followed mainly using operators with which they are accustomed, but progress in learning writing genre opinion article.
Keywords: Operadores argumentativos
Artigo de opinião
Portal do professor
Sequência didática
Argumentative operators
Opinion article
Teacher portal
Didactic sequence
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Língua portuguesa - Redação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião : uma proposta de sequência didática para o 9º ano. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16770
Issue Date: 14-Oct-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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