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dc.creatorLima, Ricardo Pereira Santos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:51Z-
dc.date.available2016-02-05-
dc.date.available2016-06-22T18:42:51Z-
dc.date.issued2015-08-26-
dc.identifier.citationLIMA, Ricardo Pereira Santos. Uma análise conceitual da relação entre psique e corpo em Agostinho : os rudimentos do problema mente-corpo. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15598-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is (i) to demonstrate how Augustine understands and employs the concepts of body and mental life, so that then we would like (ii) to present some interpretative proposals concerning the relation between body and mental life (or psyche) in Augustine s tought. In the first section of this thesis, we will analyse the semantic-conceptual meanings of the Augustinian terminology to the many aspects of the human mental life. We will look over how Augustine employs and signifies the terms anima, animus, spiritus, mens, ratio, intellectus and intelligentia. In the second section, we will analyse the way that Augustine understands the human body, approaching theological, moral, ontological and anthropological aspects of this concept. In the third and last section, we will present three interpretative proposals that agree on how Augustine understands the psyche, the body, and their relationship. The two first proposals are very known and reputable by commentators (the substance dualism and the monistic idealism), whereas the third proposal represents our hypothesis and interpretative view, which is the psychosomatism. We conclude that, as from the way psyche, body and relationships are understood by Augustine, it is plausible to think of the mind-body relationships within the psychosomatic paradigm.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMentepor
dc.subjectMetafísicapor
dc.subjectPsicossomatismopor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectMindeng
dc.subjectMethaphysicseng
dc.subjectPsychosomatismeng
dc.subjectAgostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectCorpo e mentepor
dc.titleUma análise conceitual da relação entre psique e corpo em Agostinho : os rudimentos do problema mente-corpopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Anselmo Tadeu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797453J4por
dc.contributor.referee1Schneider, Jakob Hans Josef-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213901D8por
dc.contributor.referee2Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737862E1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272539J1por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoPretendemos, neste trabalho, (i) demonstrar o modo como Agostinho compreende e emprega os conceitos de corpo e vida mental, para que, em seguida, possamos (ii) apresentar propostas de interpretação da filosofia agostiniana no que diz respeito à relação entre corpo e vida mental (ou psique). Na primeira parte desta dissertação, trabalharemos com a análise semântico-conceitual da terminologia agostiniana correspondente à vida mental humana. Com efeito, examinaremos o emprego e significado dos termos anima, animus, spiritus, mens, ratio, intellectus e intelligentia. Na segunda parte, faremos uma análise do modo como Agostinho compreende o corpo humano. Abordaremos aspectos teológicos, morais, ontológicos e antropológicos do conceito. Na terceira e última parte, apresentaremos três propostas de interpretação do pensamento agostiniano que concordam com o modo como Agostinho compreende a psique, o corpo, e sua relação. As duas primeiras propostas interpretativas são reconhecidas e consideradas pelos comentadores (o dualismo de substâncias e o monismo idealista), ao passo que a terceira representa a nossa hipótese de interpretação, o psicossomatismo. Concluimos que, a partir do modo como Agostinho compreende psique, corpo e suas relações, é possível pensar as relações mente-corpo no interior do paradigma psicossomático.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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