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Utilize este link para identificar ou citar este item: http://hdl.handle.net/123456789/1405

Título: Grande Otelo/Sebastião Prata: caminhos e desafios da memória
Autor(es): Santos, Tadeu Pereira dos
Orientador(es): Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
Palavras-chave: História
Grande Otelo
Memória
História social
Grande Otelo, 1915-1993
History
Memory
Data de publicação: 26-Fev-2009
Citação: SANTOS, Tadeu Pereira dos. Grande Otelo/Sebastião Prata: caminhos e desafios da memória. 2009. 315 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
Resumo: A Dissertação analisa as memórias elaboradas em torno da imagem do artista e compositor Grande Otelo/Sebastião Prata. Problematiza as imagens sobre Otelo construídas no presente, desvelando a forma de suas construções e quais interesses elas atendem e, ao mesmo tempo, busca a historicidade desse processo, colocando em evidência as diferentes versões elaboradas sobre o artista ao longo do século XX. Faz emergir por meio de Grande Otelo uma “multiplicidade de tempos”, reveladores das transformações desta sociedade, analisando os modos de vida de diversos sujeitos. Tal percurso analítico nos permitiu perceber como Sebastião Prata viveu uma “experiência modificada”, na qual suas múltiplas histórias acabam se tornando veículos de publicidade de inúmeras memórias. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation analysis the memories made of the image of the artist and composer Grande Otelo/Sebastião Prata. Is makes problematic the images of Otelo built in present time, watching over the shape of its constructions and which interests they attend and, at the same time, seeks for the history of this process by standing out the different versions made over the artist along 20th century. It makes emerge through Grande Otelo a “variety of times”, that reveal the transformation of this society, analyzing the ways of life different characters. Such analytical path has allowed us to realize how Sebastião Prata has lived a “modified experience”, in which his multiple histories turn out to be publicity vehicles of innumerable memories.
Descrição: Dissertação (mestrado)-Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de História, Programa de pós-graduação em História, 2009.
Aparece na Coleção:INHIS - Teses e dissertações

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