Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Lucas de Carvalho Larcher
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:41Z-
dc.date.available2016-06-21
dc.date.available2016-06-22T18:31:41Z-
dc.date.issued2016-03-11
dc.identifier.citationPINTO, Lucas de Carvalho Larcher. Inventariando "O Mensageiro do Rei" - reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12377-
dc.description.abstractEl presente trabajo presenta algunas reflexiones y discusiones sobre el Teatro para Niños y Jóvenes, asumiendo como elemento provocador los enredos y desdoblamientos de la creación del espectáculo El Mensajero del Rey, presentado en la ciudad de Uberlândia-MG, en el año de 2014. Conocido por inventario creativo, narra mi experiencia en la producción del texto original de Rabindranath Tagore, dirigida por Mario Piragibe, lo cual asumí el presupuesto de actor-inventariante responsable por unir un conjunto de bienes heredados del proceso creativo en cuestión. En este contexto, materiales con textos garabateados, pruebas de figurín, dibujos/experimentos del escenario, de la luz e de los títeres elaboradas por el grupo de creación del espectáculo, así como mis recuerdos, son el punto de partida para apuntamientos que surgieron del proprio acto de hacer-pensar/pensar-hacer teatral. Situado en un contexto especifico, bajo un punto de vista descriptivo, reflexivo y crítico, esta investigación pretende colaborar en el pensamiento sobre como son caracterizados/estructurados las escenas contemporáneas propuestas para niños(as) y jóvenes y lo que ellas exponen. Cuestiones expresas en las siguientes preguntas: ¿Se puede decir que hay una configuración o algunas configuraciones proprias de la escena infantojuvenil? ¿De qué manera ellas se expresan, y sobre/ en cuales elementos o principios se constituyen y parten? ¿Como estos elementos o principios están relacionados entre sí y lo que pueden revelar?spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectTagore, Rabindranath, 1861-1941por
dc.subjectO Mensageiro do Reipor
dc.subjectInventáriopor
dc.subjectTeatro infantojuvenilpor
dc.subjectO Mensageiro do Reipor
dc.subjectInventáriopor
dc.subjectTeatro para niños y jóvenesspa
dc.subjectEl Mensajero del Reyspa
dc.subjectInventariospa
dc.titleInventariando "O Mensageiro do Rei" - reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, Vilma Campos dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8por
dc.contributor.referee1Merisio, Paulo Ricardo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708256E6por
dc.contributor.referee2Piragibe, Mario Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401659P4por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta algumas reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil, tendo como pano de fundo ou mote provocador os meandros e desdobramentos da criação do espetáculo O Mensageiro do Rei, apresentado na cidade de Uberlândia-MG, em 2014. Denominado de Inventário criativo, narra minha experiência na montagem do texto original de Rabindranath Tagore, dirigida por Mário Piragibe, na qual assumi o papel de ator-inventariante responsável por unir o conjunto de bens herdados do processo criativo em questão. Neste contexto, materiais como textos rabiscados, croquis de figurinos, desenhos/esboços de cenário, de luz e de Formas Animadas elaborados pela equipe de criação do espetáculo, assim como minhas memórias, são o ponto de partida para apontamentos emergidos no próprio ato do fazer-pensar/pensar-fazer teatral. Inserida em um contexto específico, sob um ponto de vista descritivo, reflexivo e crítico, esta investigação pretende colaborar no pensamento sobre como vem sendo caracterizadas/estruturadas as encenações atuais voltadas para crianças e jovens e o que elas expõem. Inquietações expressas nas seguintes perguntas: Seria possível dizer que há uma configuração ou algumas configurações própria(s) da(s) cena(s) infantojuvenil(is)? De quais modos ela(s) se expressa(m), e sobre/em quais elementos ou princípios se constituem e se pautam? Como estes elementos ou princípios se inter-relacionam e o que podem revelar?por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InventariandoMensageiroRei.pdf2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.